Sobre

Diretoria

GLAUCO TIRONI GARCIA
Diretor Presidente
E-mail: diretoria@samaeandira.com.br
Fone: (43) 3538-1710 Ramal 202

LUIZ ANTONIO SABINO
Diretor Departamento de Água e Esgoto
E-mail: diretoria@samaeandira.com.br
Fone: (43) 3538-1710 Ramal 201

THIAGO HENRIQUE B. FREGOLÃO
Diretor Departamento de Limpeza Pública
E-mail: limpezapublica@samaeandira.com.br
Fone: (43) 3538-1710 Ramal 203

 

Administração, Jurídico e Contabilidade

FLÁVIA MARIA DA SILVA
Administradora
E-mail: adm@samaeandira.com.br
Fone: (43) 3538-1710 - Ramal 205

LILIAN NAOMI NAKAHARA
Contadora
E-mail: contabilidade@samaeandira.com.br
Fone: (43) 3538-1710 - Ramal 205

CASSIA CORNÉLIA LAMIM DE OLIVEIRA
Advogada
E-mail: juridico@samaeandira.com.br
Fone: (43) 3538-1710 - Ramal 205

 

Equipe Técnica

YARA LOURENÇO MARTINS
Química Responsável
E-mail:  eta@samaeandira.com.br 
Fone: (43) 3538-1710 - Ramal 204

FERNANDA LEITE BRUNAÇO
Técnica em Saneamento
E-mail: saneamento@samaeandira.com.br 
Fone: (43) 3538-1710

FERNANDO PREVIATO BAZZO
Engenheiro Ambiental
E-mail: ambiental@samaeandira.com.br 
Fone: (43) 3538-1710

Controle Interno

KAIKE MONTEIRO BORGES
Controlador Interno
E-mail: controladoria@samaeandira.com.br 
Fone: (43) 3538-8100

 

Equipe de Apoio

GIOVANI SILVA DALOSSI PICELLI
Frotas e Patrimônio
E-mail:  patrimonio@samaeandira.com.br

KERLIS SIMONE DE FREITAS
Recursos Humanos
E-mail: rh@samaeandira.com.br

THAYLA NAYARA OLIVEIRA DIAS
Atendimento Comercial
E-mail: atendimento@samaeandira.com.br

RONIVALDO VIZOTO
Compras
E-mail: compras@samaeandira.com.br

 

História

 

O Sistema de abastecimento de Água e Esgoto de Andirá existe desde meados de 1950. Até esta data o sistema era gerenciado pelo Estado do Paraná, através do até então chamado Departamento de Água do Estado – DAE. Nesta época foi construído o primeiro reservatório de água do município de Andirá na Rua Minas Gerais, com capacidade de reservação de 300 metros cúbicos, e a cidade era abastecida com águas oriundas de minas.

Com o aumento do consumo, as minas não atendiam mais a demanda da população e o Estado promoveu a abertura de poços artesianos. Foi também na década de 1960 que houve a instalação das primeiras redes de distribuição de água em material de ferro fundido, tubulação que ainda está em operação até os dias atuais.

O Estado do Paraná gerenciou o sistema de água no período aproximado de 1956 a 1966, data em que passou a responsabilidade aos municípios do Estado, que criaram o SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto, e cada município gerenciava o seus sistemas.

Por sua vez, o SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto esteve em operação até 1972, desde o início foi gerenciado pelo Sr. Agenor Antônio Furlan, que comandou a implantação de redes e diversas obras como a criação da Estação de Tratamento de Água, que ocorreram durante o governo do Prefeito Alarico Abib, e ficou trabalhando no sistema por 42 anos. Na inauguração da Estação, esteve presente o então governador do Estado do Paraná Pedro Viriato Parigot de Souza. Tais obras foram realizadas através de financiamento e deveriam ser pagos como contribuição de melhoria, pelos munícipes de Andirá, fato que não ocorreu e o município sem condições financeiras de arcar com os financiamentos entregou o sistema a SANEPAR para que esta assumisse o compromisso dos financiamentos, e gerenciasse o sistema.

Durante sua gestão, A SANEPAR desenvolveu o projeto da captação de água direto do Rio das Cinzas, ampliou a rede de água e implantou as duas estações de tratamento de esgoto e abriu o poço artesiano IVAI, localizado na Rua Ivaí. A Sanepar deteve o controle da água e esgoto em Andirá por 30 anos.

O prefeito de Andirá, Carlos Kanegusuku anulou o termo aditivo ao contrato de concessão firmado entre o Município de Andirá e a Sanepar em 10 de abril de 1996. Com isso, todo o serviço de concessão de água e remoção de esgoto sanitário volta ao controle do município. A anulação foi feita através de decreto publicado no Diário Oficial do Estado, com base na Lei de Concessões n.8987/95.

Como estratégia para que o sistema continuasse em operação, a Prefeitura gerenciou o sistema de água através da empresa Construtora Nascimento, que atuou por 6 anos, até que fosse criado o Departamento Municipal de Água e Esgoto.

Com as exigências legais de regularizar a forma de operação do sistema, foi criado o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto através da LEI Nº. 2.495 DE 26 DE MARÇO DE 2014, como autarquia com regimento próprio. Porém, os servidores que aqui atuavam ainda eram terceirizados.

O SAMAE apenas tomou forma como empresa pública formalizada, na Gestão da Prefeita Ione Elizabeth Alves Abib, quando em março de 2017 convocou todos servidores concursados que hoje atuam no total de 47 servidores.

O SAMAE possui 3 poços artesianos na sede, 2 poços no Distrito Nossa Senhora Aparecida, mais a captação de água do Rio das Cinzas. Atualmente atende 53% da população com rede de esgoto. No ano de 2016 iniciou as obras de troca das tubulações de rede de ferro da cidade, por redes de PVC, e está em constante procura de recursos para universalizar o acesso a saneamento básico.

 

ENDEREÇO: Rua Minas Gerais, 828

Centro 

Andirá - PR. 

CEP 86380-000

CNPJ: 20.856.995/0001-02